
A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a empresa Barukas realizou na última sexta-feira,27, uma reunião com os interessados em participar da Cooperativa de Produção de Baru. A castanha do baru já vem comercializada no município e o objetivo é fomentar a extração da semente para aumentar as vendas.
A reunião contou com a presença do Prefeito André Borba, representante da empresa Barukas, Sr. William, vereadores e secretários municipais. “Quanto mais o município investe em projetos sustentáveis e que visam a conservação do meio ambiente, nosso ICMS ECOLÓGICO alavanca", ressaltou a Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Cássia Moreira.
Para o prefeito André Borba, é uma oportunidade de renda para os moradores da cidade. "Espero que mais pessoas se interessem em colher as castanhas e possam ter uma renda a mais em casa", evidenciou.
Qualquer pessoa pode vender as castanhas do baru, diretamente na Secretaria de Agricultura do Município. O dinheiro da venda é depositado diretamente na conta bancária do vendedor sem intermediário. Para saber mais como se cadastrar e participar, entre em contato com a Prefeitura Municipal.
O QUE É BARU
O baru ou cumaru (Dipteryx alata), é uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea.
Nomes populares: coco-pereba, coco-barata, baru, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, castanha-de-burro, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru.
CaracterísticasA árvore, de até 25 metros de altura com tronco podendo atingir 70 cm de diâmetro, possui copa densa e arredondada. Sua madeira é resistente
Folhas compostas por 6 a 12 folíolos, glabras, de coloração verde intensa.
Flores pequenas, de coloração esverdeada que surgem de outubro a janeiro. Floresce de outubro a janeiro.
O fruto (baru) é um legume lenhoso, castanho com uma única amêndoa comestível, que amadurece de setembro a outubro. (fonte wikipédia)
Por Raimundo Neto